Separe tempo para orar
É um absurdo gastar tempo com futilidades e negligenciar a oração. Isto é uma vergonha, como diria Boris Casoy.
Não podemos desperdiçar tempo. Há jovens que passam horas no Orkut, no MSN, conversando bobagem no telefone, jogando Playstation. Gastam três horas assistindo lixo na tv, mas não passam uma hora sequer orando. Jesus repreendeu seus discípulos: “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?” (Mt 26.40).
Uma pessoa que passa três horas na frente de uma televisão todos os dias, no término de um ano, terá acumulado 1095 horas assistindo tv, o que dá mais de 45 dias. É assustador! Dos 365 dias do ano essa pessoa passou 45 dias inteiros na frente de uma tv! E quanto tempo ela passou em oração?
A prioridade máxima da vida de Jesus era estar em comunhão com o Pai. Ele nunca estava ocupado demais que não pudesse orar, ele sempre encontrava tempo para orar: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando” (Mc 1.35).
Nossa prioridade máxima deve ser a comunhão com Deus. Se Jesus sempre encontrava tempo para orar, todos nós podemos fazer o mesmo. Li a história de um empresário hiper-atarefado que orava todos os dias das 12h às 12h30. Ele escrevia na sua agenda: “Reunião com Jesus Cristo, meu Senhor”.
Devemos separar um horário específico e orar com regularidade. Daniel se obrigava a orar de joelhos três vezes por dia. Comece orando 20 minutos por dia. Nunca tenha pressa para orar. “A pressa é a morte da oração”, como disse Samuel Chadwick. Comece orando um período curto e aos poucos vá aumentando. É um caminho sem volta! Lembre-se que “nenhum tempo é tão bem aproveitado quanto o tempo que passamos de joelhos” (John Ryle).